Rosângela Trajano

Era uma vez um menino que gostava de usar boné e andar descalço. Ele era um antropólogo, ou seja, gostava de estudar o homem moderno e antigo com os seus costumes e crenças dos mais diversos lugares.

Um menino como qualquer outro que às vezes caminhava centenas de quilômetros com o seu caderninho e caneta nas mãos para anotar tudo o que observasse quando chegasse no lugar desejado.

Diferente do que as outras pessoas pensavam sobre ele não vivia preso dentro de um escritório, com os cabelos grandes e desleixado. Gostava de andar e conhecer pessoas que moravam nos mais distantes lugares e também observava o seu povo.

O menino antropólogo observou, certo dia, até mesmo como se comportava as crianças da sua rua anotando tudo em seu caderninho com a sua letra miúda e redondinha.

Era bom observador e sempre que chegava num povoado procurava o líder ou o indivíduo comunitário local para apresentar a sua pesquisa e pedir permissão nos seus estudos com aquele povo que estava para conhecer seus costumes e tradições.

Muitas vezes o menino antropólogo participava das festas e eventos do povo estudado e achava aquilo bacana, ganhando deles colares e pulseiras. E quanto estava numa comunidade indígena era convidado para pintar o corpo ou dançar junto com os demais índios. Eram experiências lindas que ele trazia dentro de si.

Muita gente dizia que aquilo não era ciência, mas quem falava isso era uma gente chata e invejosa. A antropologia é uma ciência belíssima que estuda, com cuidado, os costumes e tradições das civilizações antigas e modernas. Se trata de uma ciência social que estuda o homem e as suas culturas.

O menino antropólogo quando voltava para casa depois de meses convivendo com outros povos, passava tudo o que tinha anotado no seu caderninho para o computador de forma a guardar as informações e não correr o risco de perdê-las. Esse menino publicou muitos livros de antropologia e ficou famoso no mundo inteiro com os seus estudos. Vocês podem adivinhar qual o nome dele? Ganha um gatinho quem adivinhar.