Clique aqui para fazer o download do ebook.

Livro com mais de 40 poemas para trabalhar com jovens e adultos a questão do racismo.

APRESENTAÇÃO

Este é mais um grito à multidão que anda na minha alma sofrendo os mais diversos tipos de preconceitos e ingratidões das pessoas que se dizem brancas e civilizadas. Uma civilização que oprime, que nos cala, que nos rouba o direito de opinar e até mesmo nos faz sentir culpa por algo que nunca fizemos. Querem que odiemos iguais eles fazem conosco todos os dias, mas sei que esta pele negra na qual habito e onde o meu corpo criou ninho jamais será tomada por nenhum tipo de vício ou sentimento inferior.

O livro “Pássaro negro” traz poemas das minhas vivências e experiências pelas marginais da vida, da loucura, da ingratidão e da sofrência de acreditar em pessoas que usam das suas branquitudes para silenciar as minhas ideias, o meu jeito de ser e se vestir, o meu cabelo cacheado e que tanto amo. Àqueles que calaram a menina de oito anos de idade que, um dia, quis ser a princesa da sua escola e foi trocada por uma garota loura de olhos azuis porque não existem princesas negras! E de fato, naquela época os contos de fadas, os desenhos animados e os filmes só traziam princesas louras.

Dou um grito à essa sociedade que abusa, que violenta, que oprime as mulheres e homens negros não os deixando crescerem nas suas mais íntimas necessidades e bonitezas. É preciso soltar o pássaro negro da gaiola, a graúna nunca cantará feliz enquanto estiver presa. Ela canta porque resiste. Ela canta porque acredita no amanhã. O espaço que desejamos estar é dentro do coração da cultura, da história, da política e da dignidade da pessoa humana.

Que as lágrimas derramadas em cada poema escrito neste livro se transformem numa lama de mangue onde há vida além impurezas de vícios e ingratidões aos outonos esquecidos dentro das ostras.

A autora