O MENINO QUE SEMPRE QUERIA VOLTA NAS TROCAS

ROSÂNGELA TRAJANO

JOSÉ ERA UM MENINO ESPERTO. VIVIA DE TROCAR COISAS. COM ISSO CONSEGUIA JUNTAR UMAS MOEDINHAS.

NO FINAL DE SEMANA, QUANDO ENCONTRAVA COM OS SEUS AMIGUINHOS NO PARQUE PERTO DE CASA LEVAVA AS SUAS FIGURINHAS E BILOCAS PARA TROCAR.

OS AMIGUINHOS FICAVAM INTERESSADOS, MAS ELE SÓ TROCAVA SE RECEBESSE ALGO A MAIS. QUALQUER COISA. O IMPORTANTE ERA SAIR GANHANDO ALGUMAS MOEDINHHAS.

TROCAR POR TROCAR TODO MUNDO FAZIA AQUILO. SABIA QUE AS SUAS FIGURINHAS ERAM AS MAIS CONSERVADAS E AS SUAS BILOCAS AS MAIS BONITAS.

OS AMIGUINHOS NÃO CONCORDAVAM. TAMBÉM DIZIAM QUE AS SUAS ERAM BONITAS. NO ENTANTO, DAVI SABIA VALORIZAR TUDO O QUE TINHA. APRENDERA COM A VOVÓ A DAR VALOR AS SUAS COISAS.

E NA HORA DA TROCA LOGO DIZIA QUE SÓ FECHAVA O NEGÓCIO SE RECEBESSE ALGO DE VOLTA.

COMO TINHAM MUITOS AMIGUINHOS INTERESSADOS NAS SUAS FIGURINHAS E BILOCAS ELE SÓ FECHAVA O NEGÓCIO QUANDO VISSE QUE ERA BOM PARA SI.

NEGOCIAVA DE TODOS OS JEITOS. PEDIA SEMPRE MOEDINHAS DE VOLTA NO NEGÓCIO, POIS COM ELAS PODIA COMPRAR O PÃO E O CAFÉ DA SUA CASA.

TÃO PEQUENO E JÁ ERA BASTANTE RESPONSÁVEL.

POIS BEM, NAS TROCAS DAVI SEMPRE SAÍA GANHANDO ALGUMAS MOEDINHAS. ERA ESPERTO. NÃO DEMONSTRAVA INTERESSE E NEM NECESSIDADE NO NEGÓCIO A FECHAR. SEGURAVA O NEGÓCIO ATÉ A ÚLTIMA HORA. E QUANDO O AMIGUINHO NÃO RESISTIA MAIS CONCORDAVA EM DAR-LHE UMAS MOEDINHAS NA TROCA.

DAVI NUNCA PASSOU A PERNA EM NINGUÉM. ISSO NUNCA MESMO. ELE SÓ FAZIA NEGÓCIO HONESTO. SÓ QUERIA NEGOCIAR JUSTAMENTE, POIS SABIA QUE AS SUAS FIGURINHAS E BILOCAS ERAM IMPORTANTES AOS SEUS AMIGUINHOS.

O IMPORTANTE ERA SABER FAZER A TROCA JUSTAMENTE E NÃO ENGANAR NINGUÉM, O QUE ELE FAZIA COM CAUTELA.

EXERCÍCIOS PARA O BOM PENSAR.

1 – VOCÊ SABE FAZER TROCAS? SE SIM, CITE UM EXEMPLO DE TROCA QUE JÁ TENHA FEITO. SE NÃO, DIGA O MOTIVO.

2 – VOCÊ JÁ FEZ ALGUM NEGÓCIO RUIM?

3 – VOCÊ SE ACHA UM BOM NEGOCIANTE?

4 – O QUE VOCÊ GOSTA DE NEGOCIAR COM OS SEUS AMIGOS?

5 – POR QUE É IMPORTANTE SER JUSTO NOS NEGÓCIOS?

DESENHE VOCÊ FAZENDO UM BOM NEGÓCIO.