Rosângela Trajano

O menino ia à escola todos os dias. Ele gostava de se levantar cedo, tomar banho, tomar café e vestir o seu uniforme limpinho para sair caminhando à escola. No caminho, encontrava outros amiguinhos e todos chegavam cedo no prédio da escola. Era uma alegria antes da aula começar. Era uma alegria quando tocava para o lanche. Era uma alegria tirar o dever do quadro-negro.

Mas, de repente uma pandemia mudou tudo. E o menino precisou se acostumar a assistir aulas de forma remota, ou seja, em casa pelo computador. No início foi bem difícil se acostumar. A distância da professora e dos amiguinhos não era nada legal. O menino chorou de saudades, disse que aquilo era chato por demais, reclamou muito.

Com a ajuda da mamãe e do papai ele foi se acostumando e aprendendo a mexer no sistema da aula e aos poucos já assistia as aulas sozinho. Não era fácil aprender daquele jeito. Ele não gostava de ligar a sua câmera e não sabia o motivo. Nunca fazia perguntas e ficava cheio de dúvidas. Às vezes falava no chat da turma uma palavrinha e só.

Precisava acostumar-se a estudar daquele jeito, dizia a mamãe. Era uma nova forma de ensino no meio da pandemia. O menino ouvia com atenção as palavras da mamãe. Sentia o esforço da professora para que ele compreendesse a lição. Às vezes o menino sentia sono, noutras achava cansativas aquelas aulas e muitas vezes parecia estar no mundo da lua enquanto a professora falava.

O tempo foi passando e ele percebeu que precisava prestar atenção nas aulas ou não aprenderia mais nada. E como gostava de aprender uma coisa por dia estava ficando chato viver daquele jeito em que as coisas parecem sem novidades. Então, ele começou a prestar mais atenção no que a professora explicava, perdeu a vergonha e abriu a câmera, sorriu para todos, começou a falar no chat e descobriu que apesar de estar distante de todos, ali podia ser ele mesmo também, do jeito que era em sala de aula.

A diferença do ensino remoto para o presencial é que a distância impede da gente abraçar, beijar e olhar nos olhos das pessoas. Porém, o menino descobriu coisas boas no ensino remoto. A professora tinha mais cuidado na explicação da matéria porque estava distante e precisava que todos os alunos compreendessem direitinho, também viu que através do chat podia conversar do jeito que quisesse com os seus amigos e também aprendeu até mesmo a descobrir quando os seus amigos estavam tristes ou felizes somente pela expressão do rosto.

Claro que o menino torcia para o ensino presencial voltar o mais rápido possível, mas ele sabia da importância do ensino remoto e de que precisava continuar estudando para tornar-se um vencedor no futuro. Afinal, só as pessoas que estudam muito conseguem realizar os seus sonhos e conquistar os seus objetivos. O menino, às vezes, era acompanhado pela mamãe na hora da aula e o legal de tudo aquilo é que na hora do lanche ela fazia um sanduíche fresquinho bem especial para ele, coisa que não acontecia no ensino presencial. Também tinha a companhia do seu gato o que achava mais legal ainda, pois na escola não podia levar animais.