O menino do risinho

Rosângela Trajano

Era uma vez um menino que gostava de sorrir. Tudo trazia-lhe contentamento. Quando passeava com a mamãe sorria às pessoas que nunca tinha visto, às plantas, aos animais, às nuvens e ao sol.

O menino do risinho sabia que sorrir deixa a gente mais bonito e saudável. Quem sorri muito custa a adoecer, dizia a vovó. Logo, o menino aprendeu a colocar um sorriso gigante no rosto, daqueles que vão de uma ponta a outra da sua carinha redonda.

Ao sorrir o menino costumava esquecer os seus problemas e com isso aprendia que ser feliz é a melhor coisa do mundo!

Um dia, desenhou o seu sorriso numa folha de papel e mostrou à professora que achou engraçado e sorriu junto com ele.

Quando sorrimos a alegria entra na gente e faz morada. Lá dentro o nosso coração fica feliz e pula contente, pensava o menino.

As pessoas de cara fechada quando encontravam o menino do risinho na rua, ficavam sem jeito, e acabavam sorrindo para ele, pois o seu sorriso era contagioso. O menino conseguiu fazer com que muitas pessoas tristes voltassem a sorrir. Pessoas que tinham voltado da guerra ou perdido parentes e pareciam não ter mais felicidade encontravam no menino do risinho uma semente de alegria para continuarem vivendo.

O menino do risinho nunca ficava triste por muito tempo. Nem mesmo quando o seu cachorro morreu. Foi só uns dias de tristeza e saudades, depois ele voltou a abrir um sorriso do tamanho do mundo para todos de casa que ficaram felizes ao vê-lo sorrindo, novamente.

Às vezes há coisas que nos deixam tristes e nos roubam o sorriso, mas não devemos permitir que isso dure muito tempo. Um sorriso é o melhor remédio para quem sofre de esteliptocosodose. O que é isso, menino? Não sei, inventei para dizer que sorrir é bom demais!

Exercícios para reflexão.

1 – O que é um sorriso?

2 – Como acontece o sorriso?

3 – Por que sorrimos?

4 – O que acontece quando estamos felizes?

5 – Qual a importância da felicidade

Desenhe você com um sorriso do tamanho do mundo.