A democracia no Brasil

A democracia no Brasil

Rosângela Trajano

A democracia no seu conceito mais simples é o governo escolhido pelo povo. No Brasil, vivemos em um regime democrático onde os cidadãos têm o direito de escolher os seus governantes. Mas será que estamos sabendo escolher? Há muita gente criticando a nossa democracia e outras até pedindo a volta da ditadura. É preciso que se ensine nas escolas, desde cedo, os jovens a votarem, escolherem os seus candidatos com base nas propostas que defendem.

Não queremos uma ditadura que silencia a imprensa e censura letras de músicas, filmes e ou propagandas. Uma ditadura que exila e castiga as pessoas que são contra ela, queremos um país onde possamos opinar e manifestar-se da maneira que assim escolhermos, respeitando é claro a Constituição Federal de 1988. Logo, é preciso que o regime democrático seja transparente e que os políticos respeitem as nossas leis.

Ademais, a nossa democracia é jovem, mas dá os seus primeiros passos para um avanço na economia, segurança, saúde, cultura e educação. O processo eleitoral é transparente e um dos melhores do mundo com tecnologia de ponta. Temos o melhor sistema de saúde do mundo, o SUS – Sistema Único de Saúde. A nossa economia tem crescido aos poucos, porém isso é um bom sinal de que a democracia está funcionando. Claro é que nem tudo está bem no nosso país, pois o desemprego continua grande e as estradas esburacadas.

Dessa maneira, precisamos exigir dos nossos governantes que cumpram as suas propostas de campanha eleitoral e façam o Brasil crescer em todos os setores. Ainda temos muitos problemas que afetam o nosso desenvolvimento como doenças que foram erradicadas no passado e estão de volta, caso do sarampo. A violência que tem crescido cada vez mais com o tráfico de drogas e o número de homicídios por arma de fogo, mesmo sendo proibidas o seu uso por quem não tem porte legal. É preciso que os governantes se mobilizem junto com a sociedade para crescermos juntos.

Outrossim, um país democrático se faz com o povo manifestando os seus interesses e ainda há um fator bastante crítico nesse quesito que é a limitação das pessoas na investigação dos gastos públicos dos políticos, na desigualdade social que continua grande, como exemplo, temos muitas pessoas vivendo nas ruas e em favelas, crianças desnutridas enquanto outros esbanjam dinheiro fruto da corrupção. Faz-se necessário transparência em todos os gastos do governo, nos seus investimentos seja na educação, rodovias, transportes , segurança ou saúde.

Portanto, ainda são necessárias medidas exemplares para o combate a corrupção que tanto tem prejudicado a nossa democracia causando desconfiança nos cidadãos e a descrença no nosso regime.  As instituições políticas precisam engajar-se com a sociedade no que concerne as políticas públicas. Temos um país com um número enorme de eleitores que estão cada vez mais informados dos seus direitos como cidadãos e exigem transparências nos gastos públicos.

 

Exercícios para o bom pensar.

 

1 – O que você entende por democracia?

2 – Como você vê o nosso governo estadual?

3 – O que os governantes poderiam fazer para melhorar o Brasil?

4 – Por que ainda temos muitas pessoas em extrema pobreza?

5 – Por que os políticos não cumprem com as suas promessas de campanhas?

 

Disserte em, no mínimo, 10 linhas sobre o que você acha da obrigatoriedade do voto e o regime democrático.