As fake news e as pessoas inocentes

As fake news e as pessoas inocentes

Rosângela Trajano

 Nos últimos anos, temos visto notícias falsas espalharem-se pelas redes sociais, ou seja, o termo mais comum para esse tipo de notícia utilizado hoje é “fake news”. Essas notícias falsas têm prejudicado muitas pessoas inocentes e até alterado as suas vidas, outras foram violentamente agredidas. É preciso que se combata as fake news com robôs que possuam algoritmos capazes de identificá-las e que as empresas de redes sociais imediatamente tirem do ar essas postagens falsas.

Vivemos em um mundo onde as notícias correm rapidamente. Também estamos vivendo uma época em que as pessoas leem apenas textos curtos, outras quando pegam textos grandes sequer têm o trabalho de ler a notícia completa focando apenas no título e tumultuam as redes sociais. As fake news têm se disseminado pelas redes sociais causando grandes problemas a pessoas inocentes que são vítimas dessas notícias e não têm tempo de se defenderem. Essas pessoas são julgadas e passam a sofrerem até mesmo violência física.

Ademais, ninguém está livre das fake news. Como estamos em ano de eleições, as grandes vítimas são os políticos que vivem os seus dias de inferno com essas notícias. Muitas mentiras nas redes sociais sobre políticos são espalhadas prejudicando alguns candidatos e promovendo outros. Causando uma onda de ódio no país como nunca antes tínhamos visto. Pessoas sendo agredidas nas ruas, prédios públicos depredados, homossexuais violentados e tantos outros crimes. O que causa mais temor é o fato de sabermos que pessoas inocentes estão sofrendo bastante com isso.

Outrossim, ninguém sabe qual o objetivo de se divulgar uma notícia falsa nas redes sociais, parece que a pessoa responsável por isso tem tão somente a intenção de prejudicar o outro, esquecendo do amor ao próximo. Até o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já foi vítima das fake news. Ninguém escapa. E o pior é vermos pessoas inocentes trabalhadoras e honestas vítimas de uma notícia falsa que pode acabar com as suas vidas e carreiras profissionais. Pessoas anônimas que de uma hora para outra passam a serem conhecidas no mundo inteiro por algo que não fizeram.

Assim sendo, cabe às empresas de tecnologia da informação responsáveis pelas redes sociais mais utilizadas o aprimoramento dos seus algoritmos para que reconheçam a imediata popularização de uma fake news,  evitando assim a violência contra as pessoas inocentes que muitas das vezes nem usam as redes sociais, logo não têm como se defender.

 

Exercícios para o bom pensar.

1 – Como se caracteriza uma fake news?

2 – Por que as fake News são perigosas?

3 – O que uma fake News  pode fazer com um inocente?

4 – Como as fake news podem atrapalhar as eleições?

5 – Por que é importante ler e conferir as mensagens antes de repasssá-las?

 

Disserte em, no mínimo, 10 linhas a sua opinião sobre as fake news com base nas suas respostas do exercício acima.