Imagem disponível no site: https://sermons4kids.com/es/activities/prophet-without-honor
Jesus na sinagoga
Mc 6,1-6
Rosângela Trajano
Jesus depois de muito ter caminhado, passeado, feito amigos e conversado com bastante gente operando milagres e contando histórias às crianças e adultos, resolveu voltar à sua terra, Jerusalém. Os seus discípulos o acompanharam.
Quando chegou o sábado, um dia bonito e ensolarado, Jesus foi à sinagoga e começou a ensinar coisas bonitas impressionando os que ali estavam. Muitos homens e mulheres que o escutavam ficavam admirados e curiosos perguntando a uns e a outros
– De onde recebeu ele tudo isto?
– Como tem tanta sabedoria?
– Dizem que ele faz grandes milagres com as próprias mãos?
– Este homem não é o carpinteiro? Filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?
– Sim! São todos pobres! Seu pai é um velho carpinteiro que não tem quase nada!
– Onde ele aprendeu essas coisas bonitas que nos ensina?
– Não sabemos! Ele é muito inteligente!
– Ele parece um doutor falando! Usa palavras bonitas!
– Jesus sempre foi inteligente desde criancinha, minha gente!
Aquele povo ficou escandalizado ao ver Jesus sendo um homem tão pobre com tanta sabedoria e poder de milagres. Era admirável mesmo tudo aquilo que Jesus falava e fazia diante de um povo incrédulo! Ninguém acreditava se não estivesse ali para ver as coisas realizadas e ditas por Jesus. Então, Jesus olhou para cada um daqueles que estavam ali na sinagoga e seriamente lhes falou
– Um profeta só não é estimado m sua pátria, entre seus parentes e familiares.
– O que queres nos dizer com isso?
– Vocês estão espantados comigo porque sou pobre conhecem sobre a minha vida e a dos meus familiares, mas se eu fosse um estranho talvez não duvidassem do que faço. Na nossa pátria muitas vezes não somos respeitados. É preciso ganhar mundos para sermos reconhecidos. Vocês são incrédulos, pois eu sou o filho de Deus e sei de todas as coisas que o meu Pai me ensinou!
– Como aprendeste estas coisas maravilhosas? Em que escola estudaste, Jesus?
– Deus, meu pai, ensinou-me tudo o que eu sei! Se duvidam perguntem para Ele! Esta é a minha pátria, o lugar onde nasci e deveria ser respeitado e admirado com amor e alegria, mas vocês duvidam da minha sabedoria.
Jesus, na sua cidade, que ele chamava de pátria devido a incredulidade das pessoas não pôde fazer milagre algum, apenas curou alguns doentes que estavam por ali e o chamavam clamando seu nome em meio a multidão e pedindo-lhe a cura para os seus problemas e doenças. Jesus curou apenas alguns doentes impondo-lhes as mãos nas suas cabeças
– Não consegue fazer milagres, Jesus?
– Esqueceste de como nos enganar, Jesus?
– Cadê o teu pai que tudo te ensina?
Cada pessoa que estava na sinagoga sorria e zombava de Jesus por ele não operar milagres grandes, mas não sabiam que eles eram os culpados pela falta de fé e a dúvida que tinham na sabedoria de Jesus.
Admirado pela falta de fé do seu povo, Jesus ficou triste e saiu ensinando mais coisas a quem quisesse ouvi-lo e aos seus discípulos. Ele desejava que as pessoas tivessem mais fé e acreditassem no que ele pregava e fazia a todos. Jesus queria salvar o povo do mundo inteiro do pecado e das doenças através da fé, esperança, amor e da paz.
FIM