O projeto Dragãozinho – Combate à violência infantil, nasceu do contato com as crianças do meu Estado que vivem correndo pelas ruas e são livres para brincarem, pularem e tomarem banho de rio ou mar dependendo da cidade onde moram.

Nas minhas andanças e visitas escolares uma delas conversou comigo, certo dia, sobre os maus-tratos que sofria em casa. Desde esse dia que nasceu a ideia de criar um projeto para conversar com pais, responsáveis, conselheiros tutelares, professores e outras pessoas interessadas em acabar com esse tipo de violência que quando não mata traumatiza as nossas crianças.

Moro em um bairro onde as crianças são livres para brincarem e estudarem. Elas só fazem isso e mais nada. Vivem com a alegria que deveria viver toda criança. Nunca soube de violências praticadas por adultos contra elas. Este é mais um motivo da minha responsabilidade de criar um projeto para combater a violência infantil, pois quero sempre ver as minhas crianças contentes e cheias de vontade de viver.

Que eu possa conscientizar e despertar para o cuidado e amor que devemos ter com as nossas crianças em todos os aspectos e momentos da vida delas, pois uma palavra dita errada ou um gesto grosseiro pode causar traumas irreparáveis. É preciso que toda criança seja ouvida com atenção e protegida pelos adultos que vivem ao seu redor contra mentiras, estranhos e maldades de qualquer natureza.

Amemos as nossas crianças!

Rosângela Trajano

Professora de filosofia para crianças