O menino Platão

Rosângela Trajano

O menino Platão nasceu em Atenas na Grécia. Filho de uma família rica estudou leitura e escrita, música, poesia e ginástica. Era um menino lindo! Por seu amor ao esporte recebeu esse esse nome de “Platão” que em grego significa “ombros largos” já que gostava de nadar. Seu nome verdadeiro era Arístocles.
Esse menino foi aluno de Sócrates e dizia que o mais bonito não é o mundo que vemos com os nossos sentidos, mas o mundo espiritual, o mundo da alma, esse sim é o mundo das ideias, ou seja, o mundo da sabedoria. Tudo está guardado na alma, para Platão.
O menino Platão dedicava-se à Política antes de conhecer o filósofo Sócrates, e com ele passou a discutir sobre os problemas e conhecimentos do mundo, valores e virtudes humanas. Platão escreveu uma obra intitulada “A República” que fala como deve ser governada uma cidade e de como o seu povo deve ser educado.
Como Sócrates não deixou nada escrito, Platão passou a colocá-lo como personagem em seus diálogos que escreveu ao longo dos anos e neles Sócrates sempre aparece questionando os jovens da época.
Platão também ficou conhecido por escrever os mitos buscando explicar as coisas de maneira metafórica e mais fácil aos seus alunos. Um dos seus mitos mais importantes é o da Caverna onde homens estão presos numa caverna e um deles foge e ver a luz do sol ganhando assim a sabedoria, quando volta para dizer aos seus amigos prisioneiros da caverna que há um mundo real fora dela e que não existem somente as sombras é morto pelos companheiros. Um mito que nos passa a ideia de ignorância e conhecimento.
Mas, depois que Sócrates foi condenado à morte, Platão desiludiu-se da política e tornou-se um filósofo. Ainda teve que fugir da Grécia devido a sua amizade com Sócrates e ficou anos distante dela.
Ao voltar para Grécia, Platão fundou uma academia onde lecionava filosofia e geometria. Teve um aluno especial chamado Aristóteles do qual depois falaremos. Platão morreu com 87 anos.

Exercícios para o bom pensar.

1 – Quem foi Platão?

2 – Por que Platão é considerado um filósofo?

3 – Como era o pensamento de Platão?

4 – Por que o pensamento de Platão é importante até hoje para o mundo?

5 – Qual o mito mais importante de Platão e o que ele nos ensina?

Desenhe o mito da Caverna de Platão.