Razão versus fé

Rosângela Trajano

A razão é a capacidade que temos para tomar decisões a partir de pensamentos lógicos. Enquanto a fé é a crença em algo. A razão versus a fé ao longo dos anos tem levantado muitas questões sem contar que é fonte de desentendimentos entre cientistas e pessoas das mais diversas igrejas.
Cito como exemplo o uso da eutanásia. Você acha que podemos interromper a vida de uma pessoa que sobrevive apenas ao uso de aparelhos no leito de um hospital? Para a razão sim, é possível. No entanto, para a fé não. Porque existe a esperança de que a pessoa, de repente, do nada, se recupere. A razão trabalha com juízos e argumentos lógicos, abstratos, práticos. A fé é movida pela crença, pelo sentimento de esperança até o último instante. Claro que não é fácil nos colocar no lugar de um parente que precisa decidir se autoriza ou não o uso da eutanásia no familiar sem mais esperança de recuperação pela ciência. Os cientistas se baseiam no pensamento lógico.
É muito difícil, em certas situações, esquecer a fé e agir somente com a razão. Até mesmo médicos bem conceituados já necessitaram da fé para salvar vidas.

Atividade para compreensão textual.

1 – O que é razão?
2 – O que é fé?
3 – Qual a diferença da razão para a fé?

Filosofando.

Explique em algumas linhas o que você faria se precisasse agir com a razão sobre o fim do seu namoro.

Explique qual a importância da fé na sua vida.