O menino dos problemas

Era uma vez um menino cheio de problemas. Não sabia como resolver tantos problemas. Tinha um buraco no meio da casa, o telhado estava cheio de goteiras e o seu gato doente. Ah! Faltava dinheiro pra cuidar de tudo.
Tão pequeno e já com tamanha responsabilidade, diziam todos. Era um menino sozinho no mundo. Vivia numa casa no meio do mato e respirava ar puro.
Com tantos problemas o menino não conseguia dormir direito, pois era muito responsável. A sua conta na mercearia de seu José só crescia, vender picolés a manhã inteira estava sendo pouco, cansado ia para a escola à tarde, mas cochilava na hora das continhas e a professora reclamava. Como solucionar os problemas da sua vida? O que fazer com tantos problemas? Se ao menos tivesse um papai e uma mamãe, mas eles morreram e deixaram o menino sozinho no mundo. Não havia ninguém para ajudar o menino naquele lugar, pois as pessoas não se preocupavam com as outras. Só olhavam para o seu umbigo, só se preocupavam consigo.
O menino ia dormir todas as noites pedindo a Deus uma solução para os seus problemas, porque era pequeno demais para resolver tudo sozinho.
O gato miava com fome e a sua barriga roncava… era sempre assim.

Exercícios para o bom pensar.

1 – O que é um problema?

2 – Como resolver um problema difícil?

3 – O que é responsabilidade?

4 – Por que devemos ser responsáveis?

5 – Por que as pessoas não se preocupam mais com os outros?

Desenhe você resolvendo um problema.