A menina do candomblé

Rosângela Trajano

Era uma vez uma menina que tinha uma religião muito bonita, porém algumas pessoas não compreendiam direito e diziam coisas não boas sobre a sua religião. Uma religião é a crença num poder ou princípio superior, sobrenatural, do qual depende o ser humano.

A menina praticava a sua religião com amor. O candomblé nada mais é do que uma das diversas religiões que temos no nosso país. O candomblé foi trazido pelos africanos e tem as suas crenças e rituais como qualquer outra religião.

As demais meninas criticavam a menina do candomblé dizendo que a sua religião não prestava, que falava coisas do mal e que não acreditava em Deus. Sabe, eu acho que as pessoas, às vezes, falam muitas tolices. Quem não conhece as coisas devia ficar calado. A menina do candomblé até buscava explicar a beleza da sua religião, mas ninguém lhe dava ouvidos e ela ficava sozinha no meio da quadra da escola.

Somente a professora entendia a menina do candomblé, porque estudava as religiões e sabia que a religião da menina merecia respeito. Tudo nessa vida merece respeito. Não importa se a pessoa é protestante, espírita, umbandista ou outra religião qualquer, o que importa é que ela deve ser respeitada. Mas respeitar é coisa que as pessoas estão perdendo ao longo dos anos e só a gente pode ensinar a essas pessoas a não terem preconceito com as religiões alheias.

A menina do candomblé dançava, cultuava seus deuses e fazia os seus rituais quando estava entre os seus. A sua religião acreditava na vida após a morte, ou seja, na reencarnação. Um dia, a menina do candomblé levou uma pedrada na cabeça por andar com um lenço. A menina tinha uma mãe de santo e dizia que às vezes sacrificavam animais em seus rituais. Mas era tudo em favor dos deuses e orixás. O candomblé ajuda a muitas pessoas no mundo inteiro onde é cultuado.

Exercícios para o bom pensar.

1 – O que é uma religião?

2 – Por que as religiões são importantes?

3 – O que somos sem as religiões?

4 – Por que devemos respeitar as religiões alheias?

5 – Por que há várias religiões no Brasil?

6 – O que você acha da sua religião?

7 – Como são os rituais da sua religião?

Desenhe você participando de um ritual da sua religião.