A cultura do lugar do menino

Rosângela Trajano

O menino morava em um lugar muito bonito. Era arborizado e as casas tinham calçadas onde as pessoas sentavam-se à tardinha para conversarem. A cultura do lugar do menino também era bela. Cultura nada mais é do que comportamentos, crenças, valores morais que caracterizam uma sociedade, ou seja, é o mesmo que cuidar.

No lugar onde o menino morava o povo tinha o hábito de ir à missa aos domingos, contar histórias nas noites de lua cheia e havia algumas rezadeiras que curavam as crianças com raminhos de plantas. Os vizinhos trocavam alimentos e dividiam os espaços das suas casas com os demais para ouvirem o radinho. Também falavam um idioma diferente da língua portuguesa.

O Brasil é um país muito rico em cultura, e como somos formados por vários povos diferentes, temos várias culturas. Logo falar de uma só cultura aqui é complicado, mas quando falamos de culturas que se misturam é legal. Vieram culturas dos africanos, portugueses e herdamos as dos nossos índios.

Assim era o lugarzinho do menino com a sua cultura. O povo era unido e o hábito de ouvir histórias era uma alegria nos meninos.

Exercícios para o bom pensar.

1 – O que é cultura?

2 – Por que a cultura é importante para uma sociedade?

3 – Por que no Brasil há mais de uma cultura?

4 – Por que as culturas dizem quem somos?

5 – Por que as culturas estão sendo modificadas?

Desenhe a cultura do seu lugar.